Estudantes do Projeto Memórias Vivas 40 Anos se Reúnem com Diretor da Fundação Pedro Calmon para Lançamento de Obras Literárias em Dezembro
Os estagiários e estudantes envolvidos no projeto de estágio civil Memórias Vivas 40 Anos do Colégio Estadual Mandinho de Souza Almeida (CEMA) se reuniram com Vladimir Costa Pinheiro, Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon, durante a 12ª Festa Literária Internacional de Cachoeira (FLICA). O encontro teve como objetivo discutir a parceria para o lançamento das obras literárias Memórias Vivas e Memórias Estudantis, que ocorrerá em dezembro deste ano.
As obras são fruto de um ano de intenso trabalho dos alunos, que dedicaram-se à pesquisa e produção de registros históricos, contando os 40 anos de trajetória do colégio e a relevância do movimento estudantil. O lançamento dessas publicações tem como objetivo não só celebrar a história da instituição, mas também engajar a comunidade e valorizar a cultura local.
Além de apresentar as obras à Fundação Pedro Calmon, os estudantes e professores visam estabelecer parcerias estratégicas para a ampla divulgação dos livros. Participaram do encontro a presidente do Grêmio Estudantil, Yasmim Pinheiro, os estudantes Sabrinna Neri (gestora da equipe), José Vinício, Moisés, e Everton, bem como o professor orientador do projeto, Rodrigo Nascimento e o professor Osvaldo Junior.
Através desse projeto, os estudantes tiveram a oportunidade de aplicar não só os conhecimentos técnicos da área de administração, conforme o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos (CNCT), mas também desenvolver habilidades em gestão cultural e editorial, reforçando o papel da educação pública na formação cidadã e na preservação da memória coletiva.
O lançamento das obras em dezembro será um marco importante para o projeto, consolidando o protagonismo juvenil e a valorização do patrimônio histórico e cultural da escola e da comunidade.